Aproximação

Aumenta a vigilância sobre nuvem de gafanhotos

Pesquisadores do GDISPEN, da UFPel, divulgaram simulações sobre as possíveis trajetórias dos insetos

Pesquisadores do Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear da UFPel (GDISPEN) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgaram simulações da trajetória da nuvem de gafanhotos que se encontra na Argentina, com estimativas até a quarta-feira (22). Simulou-se um trajeto de até 150 quilômetros do ponto de partida, sabendo que este valor é o maior registrado para deslocamento. São três as possíveis trajetórias. Num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje 40 quilômetrospor dia. Num segundo cenário, 80 quilômetros por dia, e num terceiro cenário, 150 quilômetros por dia.

Cenário 1: Se for confirmada, estima-se que na quarta-feira a nuvem poderá atingir a província de Entre Ríos na Argentina, fronteira com o Uruguai, próximo a Concórdia na Rota 14, em torno de 140 quilômetros da cidade de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul.

Cenário 2: Com esta previsão, também na quarta-feira a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de El Eucaliptus, no Uruguai, em Passo de Los Carros, na Rota 26, aproximadamente 200 quilômetros da cidade de Barra do Quaraí e 240 quilômetros de Rivera (Uruguai)/Livramento (Brasil).

Cenário 3: Com esta previsão, quarta-feira a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de Villa del Carmem no Uruguai, província de Durazno. A região fica a aproximadamente 270 quilômetros de Aceguá e Jaguarão.

Os pesquisadores destacam que as simulações advêm de um modelo matemático e, como tal, é uma aproximação da realidade, portanto, possui erros inerentes. Além disso, a trajetória pode ser alterada de acordo com mudanças devidas ao deslocamento da espécie, além de alterações climatológicas, como chuva e frio.

Monitoramento

Ainda nesta segunda, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina confirmou que, como previsto, o clima favoreceu o movimento da nuvem de gafanhotos, que entrou na província de Entre Ríos. Devido às altas temperaturas, o movimento da praga foi realizado até o entardecer de domingo. Estima-se que ela tenha se estabelecido três quilômetros a leste de San José de Feliciano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem 19 pessoas internadas em leitos de UTI Anterior

Pelotas tem 19 pessoas internadas em leitos de UTI

Novo decreto municipal flexibiliza, mas aponta restrições Próximo

Novo decreto municipal flexibiliza, mas aponta restrições

Deixe seu comentário